Alice Bodanzky

Designer com mestrado em Media Technology
pela Universidade de Leiden (Holanda), trabalha
na interseção entre arte, ciência e tecnologia.
Tem como foco de interesse a convergência
entre computação e materialidade.


PROJETOS     MATER     SOBRE   

MATER | 2012 - 2014

Mater é uma joia que eterniza a experiência da maternidade. Dados reais da gestação do bebê são combinados para gerar uma forma única para cada mãe, assim como toda criança. Possível graças à aplicação inédita de processos de fabricação digital no campo do design de joias, o resultado materializa para sempre características do filho ainda na barriga e, ao mesmo tempo, alude à formação de um embrião humano.

Seu design é gerado por meio de um software – desenvolvido por Peter Curet (NL) especialmente para o projeto – que parte de dados reais da gestação: uma imagem de ultrassonografia e uma gravação do som dos batimentos cardíacos do bebê são usadas para criar a forma da joia, em três dimensões. A peça final é fabricada em resina por uma impressora 3D e depois fundida em ouro ou prata.

Criada por Vanessa Robert e Alice Bodanzky alia o bom design à alta tecnologia numa peça exclusiva, capaz de evocar lembranças como o momento em que se escuta a batida do coração do filho pela primeira vez. Esse projeto contou com incentivo financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

 

Mater | Design: Vanessa Robert e Alice Bodanzky | Software: Peter Curet

< anterior     próximo >